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Revisão Anual Preventiva



Objetivo Revisão Anual Preventiva

O objetivo da revisão anual do seu parapente é para que você piloto tenha a consciência do tamanho da importância da revisão preventiva assim como os pequenos cuidados para com seu equipamento, para que ele esteja sempre dentro das normas de homologação, melhor planeio, melhor velocidade, comportamento e reações conforme testes, assim como vida útil mais prolongada.

A inspeção anual visa assegurar a segurança do voo do parapente a ser testado.

Após o término das inspeções gerais será gerado um protocolo de inspeção com dados do proprietário, informações do parapente, com toda a descrição de serviços, testes e estado geral do mesmo.

Revisão obrigatória exigida pelo órgão de Homologação e não pelo fabricante.

Inspeção geral das seletes, fitas, costuras, ferragens, tecido e conferência das medidas em geral sendo que todo o conjunto deverá estar conforme normas de homologação.

Inspeção e redobragem do paraquedas de emergência (reserva),  deverá ser a cada 6 meses.


Desgastes de Uso da Matéria-Prima

O desgaste da matéria prima se da por dois principais fatores sendo:

- Horas voadas e cuidados ao solo;
- Deixar o parapente "desnecessariamente" pegando sol, umidade, areia, deixar cair de boca causa mais danos do que propriamente o uso em vôo.

Há parapentes com 150 horas de vôos que se parecem como novos mas isto e pelo fato do cuidado que o piloto teve com seu parapente desde o momento que abre, dobra e guarda em sua casa.

Outros parapentes com o mesmo tempo de vôo 150 horas estão muito mais usados devido aos maus cuidados que o piloto tem com seu parapente, guardar úmido, deixar horas no sol, fazer inflagens em lugares onde possa ter muita areia, pó, terra, e não dobrar com cuidado, este sim terá um desgaste bem maior em todo o conjunto.

Teste Porosidade

Porosímetro. Antes do processo de medição os pontos a serem medidos deverão ser inspecionados quanto a avarias.

Pequenas avarias do revestimento na área de medição adulteram o resultado, o teste será feito em 5 pontos do extra-dorso e 3 pontos no intra-dorso. Dos respectivos valores será criado uma media geral que representa o grau de porosidade.

Caso um dos valores desviar muito da média, a área de medição deverá novamente ser inspecionada quanto a avarias e, eventualmente ser deslocada.

Para a avaliação do estado geral do equipamento, deverá ser considerado somente o valor médio das medições da vela superior.

Tabela com Parâmetros da Classificação do Teste Porosidade

-   0  à     5 Seg – ( Não recomendamos usar, riscos de parachutagem )
-   6  à   20 Seg – ( Muito usado, mas ainda voável )
- 21  à   60 Seg – ( Usado, voável )
- 61  à 120 Seg – ( Pouco usado, semi novo )
- +  de 120 Seg – ( Excelente, novo )

Teste Resistência do Tecido

Teste realizado com aparelho Betsometer, dependendo do fabricante e tecido existe um valor aceitável para então o equipamento não colocar em risco de rompimento de células em situações extremas – ( Assimétricas e Front-stoll )

Parâmetros da Classificação e Resistência do Tecido

Valores aceitáveis : 600 Gramas, se o mesmo romper com menos de 600 gramas será reprovado na manutenção, se não romper daremos continuidade a revisão geral.

Inspeção Geral e Conferências dos Elementos de Conexões – Tirantes

- Inspeção das fitas dos tirantes;
- Costura dos tirantes;
- Conferência das medidas dos tirantes para veirificação se estão dentro das medidas padrões conforme norma de homologação;
- Carga de 20 KG nos tirantes;
- Conferência de simetrías dos tirantes;
- Inspeção dos mosquetinhos, lacres dos mosquetinhos e magnéticos.

Inspeção Geral das Linhas

- Checagem individual das linhas;
- Checagem das costuras das linhas;
- Conferências das medidas das linhas para verificação se estão dentro das medidas padrões conforme norma de homologação;
- Carga 20 KG nas linhas;
- Conferência de simetria das linhas.

A carga nas linhas são dadas no set completo para deixar todas as linhas nas medidas originais, pois as linhas dos tirantes C / D sofrem menos cargas podendo ter alterações das medidas, assim seu parapente irá apresentar reações e comportamentos fora do padrão – (Vela em stall )
Isto somente irá acontecer se não for realizado a revisão anual conforme exigências das normas de homologação


Tabela com Parâmetros da Classificação e Resistência das Linhas

Mede-se a resistência das linhas pegando sempre a linha dos tirantes A , linha do centro sendo esta que mais sofre carga comparado as outras, havendo um desgaste maior se comparados as outras em geral.

Valores resistência quando nova, neste caso existe uma variação dependendo da espessura das linhas.
- Linhas de espessura 1.1  valor máximo quando nova 80 á 90 KG.
- Linhas de espessura 1.5  valor máximo quando nova 130 á 140 KG.
- Linhas de espessura 2.1  valor máximo quando nova 230 á 240 KG.

Valores resistência quando usada, neste caso existe uma variação dependendo da espessura das linhas.
- Linhas de espessura 1.0  valor aceitável 30 KG.
- Linhas de espessura 1.5  valor aceitável 60 KG.
- Linhas de espessura 2.1 valor aceitável 100 KG.

Inspeção Geral do Tecido e Costuras

- Checagem de todo tecido extra-dorso;
- Checagem de todo tecido intra-dorso;
- Checagem das partes internas sendo diagonais e perfis;
- Checagem do todas as costuras em geral.

Inspecao Geral Parapente

- Teste de porosidade;
- Teste de resistência das linhas;
- Teste da resistência do tecido – (Se necessário);
- Inspeção de todas as linhas, costuras, medidas, aplicação individual de carga e simetria;
- Inspeção das costuras intradorso, extradorso, perfis, reforços, alças das linhas;
- Inspeção visual do tecido intradorso, extradorso, bem como perfis e diagonais para avaliação dos rasgos, manchas e deformações;
- Inspeção de todas as costuras das junções dos painéis;
- Emissão de um laudo junto ao parapente com descrição de serviços executados e estado geral.

Inspeção Geral Selete

- Inspeção das costuras e tecido parte externa – ( Costas );
- Inspeção das costuras, fitas, fivelas e roldanas;
- Conferência de simetria das fitas em geral;
- Emissão de um laudo junto da selete com descrição de serviços executados e estado geral.

Inspeção Mochila e Acessórios em Geral

- Inspeção das costuras, tecido, zíper e fivelas em geral;
- Emissão de um laudo junto a mochila com descrição de serviçoe executados e estado geral.

Inspeção e Redobragem Para quedas  de Emergência (reserva)

- Inspeção do tirante e costuras;
- Inspecao dos tecidos e redobragem do reserva;
- Troca dos elásticos.

Atenciosamente

Zulu

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"Essencialmente há dois tipos de ação na vida:
 Desempenho e Desculpas. Decida-se com qual dos dois você vai ficar."





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